Planejamento e sua importância

O responsável por determinar o curso ou mudança do mesmo. Esse é o grande vilão de muita gente. É comum a gente se deparar com as seguintes perguntas: mas isso vai me dar retorno? Vou vender mais?

Queremos chegar rápido no ponto final, mas muitas vezes negligenciamos a largada e o percurso, deixando de lado a consideração de como/quando atingir o objetivo, sem esquecer de como está hoje. Nenhum atleta decide correr a maratona de um dia para o outro, ele se prepara por meses e até anos começando com os pequenos trajetos. É dando início que ele adquire conhecimento, através do desempenho e superando o que antes era limite. Com o seu negócio não é diferente, é preciso saber onde você quer chegar e o que é conveniente para alcançar.

Defina um planejamento anual, dividindo o ano para as etapas estabelecidas. Seja consciente com os prazos para não determinar um tempo que não vai ser suficiente

para a execução.

É importante analisar o período anterior (mês ou trimestre) e fazer um controle de tudo que foi feito: acompanhar qual o valor do investimento em marketing, as estratégias e projetos que foram postos em prática, os resultados (alcançados ou não), os problemas e dificuldades enfrentados, etc. 

Esteja por dentro do cenário de atuação, isso faz com que você saiba qual a melhor percursos nos períodos altos e baixos. Ficar por dentro do cenário é buscar também fazer análise dos concorrentes e demais empresas que estão diretamente ligadas ao seu mercado (fornecedores, clientes, intermediários, entre outros). Como o mercado não é nada controlável, é sempre importante analisar as mudanças para saber dos impactos em curto prazo e o que será tendência para o futuro.

Entre os pontos colocados também estão:

 

  • Novos produtos;
  • Novos emails;
  • Guest posts/parcerias;
  • Um bom quadro de postagens;
  • Compra de mídia;
  • Priorizar os projetos que vão ser executados;
  • Revisar as metas;
  • Registrar o planejamento.

 

 

Bem, essas foram algumas dicas para um bom planejamento, e é claro que existem muito mais. A nossa equipe está disposta a ajudar você, e mudar o quadro de sua presença digital. Fale conosco!

 

Gleidson Matias

Gleidson Matias

Publicar um comentário

× Como posso te ajudar?